sábado, 5 de janeiro de 2008

De Foz a Cascavel

BR 277 de Foz a Cascavel Colonização Gaúcha 

Neste trajeto estamos viajando em casa (para quem é de Foz). Tudo isso foi Foz do Iguaçu um dia. Foz do Iguaçu teve início, pelo menos oficialmente, após a expedição de Belarmino de Mendonça ter chegado ao “acidente” geográfico chamado “foz” do rio Iguaçu. Até então, o Governo imperial do Brasil não sabia como era a foz do rio Iguaçu. E caso tivesse notícia dela, visto desenhos dela, ou tido outra informação vinda de Buenos Aires, Londres, ou Montevidéu, os brasileiros oficiais nunca tinham chegado a ela por terra. Em outras palavras todo mundo conhecia a foz desse rio menos o Governo do Brasil. 

Foi esta expedição que fundou a Colônia Militar do Iguassú em 1888. Claro que quando os militares brasileiros chegaram à foz, tiveram a surpresa de que já havia brasileiros na área, vivendo no meio de umas três dezenas de estrangeiros. A colonização de Foz do Iguaçu foi mista. Pelo pessoal da erva mate (argentinos), pelos militares da Colônia e mais tarde, após o fim da farra da erva, mate pelos gaúchos. Entre Foz do Iguaçu e Cascavel passamos pelos municípios de Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Matelândia, Céu Azul e Santa Tereza do Oeste. A colonização mais recente das cidades entre Foz e Cascavel após a era da erva mate, teve como base a “invasão gaúcha”.

 Na liderança da colonização das terras estavam empresas colonizadoras. Cada cidade foi originalmente um projeto imobiliário-agrário de alguma empresa. São Miguel do Iguaçu, nasceu do projeto da Colonizadora Gaúcha Ltda. Medianeira nasceu da Industrial Agrícola Bento Gonçalves, empresa criada por Alberto Dalcanalle, Luiz Dalcanalle e Alfredo Rouale. Eles adquiriram as terras cedidas pelo Governo aos irmãos Valdemar e Miguel Matte em 1918. (A palavra Matte aqui é um nome de família italiano, não tem nada a ver com a erva “Mate”). 

A empresa Colonização Matelândia Pinho e Terras é responsável pela formação de Céu Azul, na BR 277 e Palotina, na região de Toledo. Hoje Céu Azul é a cidade do entorno do Parque Nacional que mais contribui com terras para o Parque Nacional do Iguaçu. A cidade de Toledo, que fica fora de nossa BR 277 mas que é ligada a ela por rodovia estadual (PR 488) a partir de Céu Azul, foi fundada pela Industrial Madereira e Colonizadora Rio Paraná (Maripá) S.A. 

A Maripá S.A. de capital gaúcho, comprou os 124 mil alqueires de terras e florestas que pertenceram à antiga Fazenda Britânia de capital inglês logo após o fim do ciclo da erva mate. Aqui quero salientar duas coisas: o primeiro prefeito de Foz do Iguaçu, o coronel Jorge Scimmelpfeng, era “executivo” (sem ironia) da Fazenda Britânia. A velha sigla da antiga empresa Madereira Rio Paraná é nome de um município charmoso: Maripá. Também conhecido como “Cidade das Orquídeas”. 

Assim não pense que Maripá é um nome indígena. Maripá, a cidade, é famosa também por seu principal evento – o arrancadão de tratores. Santa Tereza do Oeste fica a menos de 20 quilômetros de Cascavel. Foi desmembrada de Cascavel (e pegou parte de suas terras de Toledo) em 1966. É um município que linda com o Parque Nacional do Iguaçu. Para quem vem de Curitiba ou Cascavel no sentido Foz do Iguaçu, o Parque Nacional do Iguaçu está logo após o perímetro urbano de Santa Tereza do Oeste, à esquerda da BR. O município está discutindo com outras entidades e municípios, a criação de um portal do Parque Nacional do Iguaçu em Santa Tereza.

Nenhum comentário: