quinta-feira, 13 de março de 2008

Portunhol de Chinês na fronteira Brasil - Paraguai



Você acaba de chegar na Tríplice Fronteira. Tríplice Frnteira é um termo que eu evito porque, graças, à imposição policial mundial, esse termo está asssociado ao trambique internacional - isso quando se está falando bem.

Quando é para aumentar lenha à fogueira da confusão, Tríplice Fonteira está associada a todas as espécies de pecados desde o terrorismo, à lavagem de dinheiro, contrabando, descaminho, tráfico de pessoas e o que você quiser imaginar. Mas isso é problema de polícia.

Eu quero falar de coisa bem mais leve. Agorinha eu lhe apresento o "portunhol chinês".

Sempre existiu o portunhol brasileiro-argentino, o argentino-brasileiro, brasileiro-paraguaio e assim sucessivamente segundo a fronteira. Mas agora, recentemente, acabamos de acrescentar à lista da variedade lingüística, o "portunhol sino-brasileiro-paraguaio-altavista-babelfishiano-espanhol". Quer dizer é o portunhol utilizado por chineses de Ciudad del Este, utilizando programs de tradução como o Alta Vista - Babel Fish. O resultado é o que você tem o privilégio de ler no Outdoor ou placa ao ar livre, acima.

Para piorar as coisas, quem fez a placa é possivelmente um brasileiro falante de portunhol. No fim, não deixa de ser uma obra de arte! O argentino querendo dizer " eu conheço o Brasil" diz "eu conhóiço o Brasil", o brasileiro diz "io coneço la Argentina".

Começo da Jurisdição da Rodovia das Cataratas


Foto 'bairronauta' Blog de Foz para o Viver a BR 277!

Este momumento no canteiro central da BR 277 no Trevo de Acesso à Vila Residencial "A" de Itaipu e ao Centro de Foz do Iguaçu, marca o começo do Anel Viário do Paraná - formado por estradas pedagiadas. A partir daqui a BR 277 é pedagiada. Até pouco tempo, o trecho Foz do Iguaçu - Guarapuava estava concedido a Concessinária Rodovia das Cataratas. Hoje pertence a Ecovia. O primeiro posto de pagamento de pedágio estará na divisa entre os municípios de Santa Terezinha de Itaipu e São Miguel do Iguaçu.

Última chance: não perca a entrada!


Foto 'bairronauta' Blog de Foz para o Viver a BR 277

Esta postagem é uma homenagem aos caminhoneiros do Brasil, Paraguai, Argentina e Chile que cruzam esta BR, transportando cargas de toda espécie e mantendo a comunicação vital entre os países do Mercosul e além dele. Esta placa anuncia para o motoristas de caminhão que ele, depois de horas de viagem, deverá entrar na área aduaneira, para controle e fiscalização de mercadorias. Essa operação pode demorar um dia, uma semana e em casos de extrema vergonha até um mês.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Aqui termina a BR 277




Aqui é o Km 730 da BR 277. A BR 277 termina aqui. Um pouco mais, e você já estará na área de controle migratório-aduaneiro - área federal (primeira foto). Põe federal nisso. É possível que da placa até a cabeceira da Ponte Internacinal da Amizade tenha mais um quilômetro. O povo que vive, se diverte, sofre, se desencanta mas que marca a presença da proposta brasiliera de vida nestya fronteira, não gosta de dizer ou ouvir dizer que Foz do Iguaçu é fim de linha, fim de BR ou fim do Brasil. Os iguaçuenses preferem pensar que aqui é o início do Brasil; aqui começa o Paraná e eles estão certos.

Porém no que se refere à BR 277, bairrismo à parte, a BR começa em Paranaguá e vem até Foz do Iguaçu. A contagem da quilometragemn começa em Paranaguá e termina aqui. E ponto final. Se você vai dirigir de Foz do Iguaçu até Curitiba, a contagem é regressiva. Você vai começar do quilômetro 730 para chegar ao Km 0 em Paranaguá. Não há como inverter a contagem e começar de um quilômetro zero em Foz do IGuaçu e chegar no Km 730 em Paranaguá.

Um pouco mais e você estará no Paraguai. Lá é outra história. Nova estrada, desta vez a Ruta Nacional I que não deixa de ser a continuação da BR 277 entre Paranaguá e Assunção. Na foto de cima, aparece a nova estrutura da Aduana - Migração e que aloja outros órgãos federais como os ligados a Agricultural e Saúde Animal.

Aviso importante: perder a entrada, vai ter que ir até a Ponte da Amizade


Foto 'bairronauta' para o Viver BR 277

Km 727 Primeira Vista do Paraguai

Km724 da BR 277

Em tempos de Febre Amarela

Monumento a quê? Esquecido por todos

BemWelcomeVindo a Foz




Uma vez existiu uma órgão brasileiro chamado Departamento Nacional de Estradas e Rodagens - DNER. Um dia, em alguma época, a BR 277 foi concluída. A BR 277 liga Paranaguá via Curitiba até Foz do Iguaçu. Há um lugar na BR onde o motorista vê a primeira entrada para Foz do Iguaçu. Há uma placa que avisa, entrada para Foz do Iguaçu pela Avenida Costa e Silva. Logo à frente, o DNER, em uma área redonda, muito parecida com um parque de entrada, um trevo muito bem planejado, plantou umas palmeiras chamadas cientificamente de Syagrus romanzoffiana e popularmente conhecidas como pindó ou jerivá.

O DNER construiu uma base de pedra utilizando pedras balsáticas que se pode dizer típicas da região e ligadas ao último capítulo geológico de extravasão magmática da história do Planeta. Vem da época em que a região estava começando a deixar a Pangéia, os continentes se criavam e faltavam uns 60 milhões de anos para a futura extinção dos dinossauros.

Em cima dessas pedras alta e geologicamente históricas, o DNER, que hoje já se extinguiu, (passou a chamar-se DNIT) colocou umas letras com algo parecido a DNER - Bem Vindos a Foz do Iguaçu. Logo, a região passou a ser vítima do esquecimento de um país, de uma cidade e até de um povo. O sinal mais visível, a partir dos anos 90, foi a gradual queda das letras. Ninguém consertava. De letra em letra caiu o Bem-Vindo. Restou o Foz do Iguaçu. mas mesmo asism, o Foz do Iguaçu continuou a perder letras. Um dia passei por lá e só havia "oz do Iguaçu". Caiu o "F". Depois caiu o "I". Sumiu o "do".

Outro dia passei por lá e restava somente "GUAÇU". Mas ninguém viu que o nome da cidade estava sumindo. Um dia vi que só sobrara o "ÇU". Daí caiu o cedilha. O cedilha é uma coisa que incomodava a muita gente. Sem o cedilha sobrou o "CU". Pensei que a partir do "CU" se começaria a a reconstrução da palavra de maneira retroativa. Mas não aconteceu. Caiu o "C". Ontem, fui ver o que havia acontecido com o "U". O pobre está lá, No chão como a foto lá de cima mostra. Restaram ferros retorcidos. Ao lado do que restou do "U", uma tigela com restos de um despacho de terreiro. Pelo menos alguém reconhece que este lugar é uma encruzilhada importante.

Entrada de Foz do Iguaçu